Conselhos para ser um empreendedor de sucesso


Se o trabalho dignifica o homem, empreender te enche de satisfação pessoal. Um empreendedor é um sonhador incansável, que identifica a oportunidade em qualquer lugar, É comprometido e, além disso, esquece de horários. É que ser o seu próprio chefe não isenta você de trabalhar nos finais de semana e, ainda que no início não queira economizar horas no negócio que você se apaixonou, te aconselhamos que dosifique, pois o descanso é necessário.

Não preste tanta atenção nas startups de sucesso e nem deseje o mesmo para a sua empresa logo no começo. O triunfo sempre chega depois de muito trabalho e você também conseguirá. Por isso, não desanime pensando que falta um investidor que te apoie ou um super escritório. 

Às vezes, depois de qualquer primeira ideia por menor que pareça, está uma grande possibilidade de negócio e, para que transformá-la em realidade, damos alguns conselhos: 

  • The money: Com muito dinheiro qualquer um monta uma empresa (ainda que isso não garante o sucesso). O difícil é fazer com o que se tem no bolso. Pode partir sem um investimento inicial ainda que, seu tempo, claro, também vale dinheiro. Pense que dificilmente conseguirá renda suficiente durante o primeiro ano.
  • Informe-se das ajudas e/ou subvenções das quais pode se beneficiar e fique tranquilo, se você seguir os passos que mostramos a seguir e sua ideia for boa, você conseguirá chamar a atenção de investidores. E atenção, tenha em mãos um bom projeto como carta de apresentação antes de pedir um financiamento.
  • A ideia. Estudou a concorrência? Não perca tempo com uma ideia que não sabe se está no mercado. Se possível, faça um estudo de mercado ou testes com futuros clientes. Analise tudo profundamente e continue ou, simplesmente, mude de ideia.
  • Contrate a melhor equipe. Não é necessário que saiba de tudo o que precisa saber em seu projeto. Mas sim que saiba que profissionais deve estar rodeado para levá-lo. Procure que sua equipe seja composta pelos melhores com os quais possa trabalhar e deixe que eles, e profissionais externos, te assessorem. Os mais imediatos são assessoria fiscal, webdesign e posicionamento.
  • O seguinte ponto segue o anterior. Esteja rodeado de programadores, web designers e gráficos que façam maravilhas da sua presença na Internet. Precisamente, se o seu negócio não começar com um grande investimento, operar unicamente online te ajudará a economizar custos. Será necessário contar com um bom site, que esteja otimizado e adaptado aos novos formatos mobile.
  • Os empreendedores pecam com o que se pode chamar "o efeito gasoso". Começam com muita vontade e logo decaem e, de fato, a maioria das startups desaparece em seu primeiro ano de vida. A automotivação é uma opção e, para isso, nada como se apoiar na família e nos amigos, mas também estar atento ao que acontece no setor e procurar seguir crescendo.
  • Se ainda assim algo não vai bem, não desista. Mude. Detecte a mudança e o quão profunda ela deve sers a. Nós da Aprendum não nos saímos mal nisso de empreendedorismo e como te desejamos a mesma sorte ou mais, te deixamo aqui os cursos que temos em Aprendum preparados para ti, futuro empreendedor de sucesso.
Curso online de Empreendedorismo
Como abrir uma loja virtual de sucesso
Curso online de Gestão Empresarial

Ver todos os cursos em oferta