Conselhos para um bom gerenciamento de tempo

Gerenciamento de tempo

Como administrar o tempo para conciliar uma rotina quando você precisar estudar e trabalhar ao mesmo tempo? Damos algumas dicas de ouro e ajudamos você a ter mais motivação. 

Esta geração está cheia de jovens “Nem Nens” (que nem trabalham, nem estudam). Esse fato se dá por algumas razões, mas destacamos duas. Primeiro, porque o acesso aos estudos de nível superior não é algo que está ao alcance de todos. Na Aprendum, tentamos facilitar este acesso oferecendo cursos livres, cursos profissionalizantes e cursos preparatórios que cabem no seu bolso, mas ainda assim a realidade é que nas universidades ainda não há espaço para todos os que querem estudar. Segundo que encontrar um trabalho no ramo que você escolheu para a sua carreira nem sempre é a mais fácil das tarefas.

Hoje em dia é necessário ter um currículo acadêmico praticamente excelente para conseguir uma bolsa de estudos. São muitos os jovens que trabalham para poder pagar os estudos e conciliar as duas atividades representa um grande desafio. Existem muitas alternativas para não largar os estudos. Veja algumas e não desanime: 
  • Trabalho de fim de semana: o melhor para poder seguir trabalhando e não interromper os estudos é conseguir um trabalho de fim de semana. Com esta opção poderá conciliar as aulas, as tarefas complementares e contar com um tempo de estudo ao mesmo tempo que trabalha.
  • Estudar online: muitas vezes, só com um trabalho nos finais de semana você não consegue chegar ao final do mês (e convenhamos que também é preciso descansar e os fins de semana também servem para isso). Por isso, outra alternativa para seguir trabalhando e estudando é estudar em casa. Se o que você busca é estudar no seu ritmo, onde e quando quiser não há melhor opção que um curso online. No nosso catálogo, contamos com cursos de todas as áreas e temos certeza de que, além de se formar ao seu ritmo, ou exatamente por isso, você poderá optar inclusive por um trabalho de carga horária completa.
  •  Estágios de meia jornada: As opções de trabalho para estudantes e recém formados são variadas. Os estágios de meia jornada são ideais para aprender e praticar o que foi estudado. As empresas são obrigadas por lei a respeitar os horários de estudo do estagiário e, por isso, acaba sendo uma opção interessante para início de carreira.  

Para encontrar o trabalho que você busca, não esqueça de se inscrever em portais de emprego adequados ao seu perfil profissional e lembre-se que sua formação e seu trabalho não têm por que serem incompatíveis. A chave é encontrar um trabalho que se encaixe na sua área de estudos. Assim, enquanto você trabalha também coloca em prática o que está aprendendo. Nós da Aprendum te ajudamos, basta você dizer o que gostaria de estudar!