10 razões para optar pelo estudo a distância


O estudo a distância é definido como aquele baseado na utilização de tecnologias multimídia e/ou de Internet para melhorar a qualidade do aprendizado, quando professor e aluno estão separados fisicamente, facilitando assim o acesso a recursos e serviços, o intercâmbio e a colaboração a distância.

Na Aprendum, além disso, te explicamos quais são as vantagens dessa modalidade de ensino e por que estudar online diminui fronteiras e diminui custos. Seja profissional ou estudante, a formação online é para todos, já que conta com fatores como:  

  • Uma oferta enorme. Há muitas formas de educação, de ensino e podemos encontrar aspectos válidos em todas elas. O bom da formação online é que a rede possibilita que você tenha a formação que deseja ou um pouco de cada uma ao mesmo tempo. Poderá acessar todos os níveis educativos e todas as disciplinas do seu interesse. Em Aprendum você encontrar cursos online livres de todas as temáticas, cursos técnicos e profissionalizantes e pós-graduação.
  • Flexivelidade. Você decide que e como. Poderá estudar de onde e quando quiser. Só precisa de um computador ou dispositivo eletrônico com conexão a Internet e, se não conta com isso, poderá estudar de uma biblioteca ou outros locais públicos.
  • Independente de bolsas de estudos, taxas universitárias e necessidades profissionais. O ensino a distância é democrático. Favorece o acesso ao ensino a todos aqueles que se veem impossibilitados de estudar de maneira presencial. Além disso, o próprio aluno marca o ritmo da sua aprendizagem, sem precisar seguir o andamento de uma classe na qual cada um assimila o conteúdo no seu tempo. 
  • Economia. Sim, economia de tempo e dinheiro. Estudar online é muito mais barato, tanto para quem produz as aulas, quanto para quem as recebe. E já que você não precisa se deslocar, você economiza tempo e diminui os gastros com transporte, alimentação e até material. 
  • Sem distâncias. A formação online aproxima a relação habitual entre aluno e professor e, normalmente, conta com um tutor online que resolve todas as suas dúvidas. Além disso, conta com fóruns e campus virtuais para interagir, compartilhar dúvidas e experiências com outros alunos.
  • Leva ao melhor uso das novas tecnologias e ferramentas da comunicação online. Este tipo de aprendizagem ajuda você a se familiarizar com os novos ambientes tecnológicos.
  • Atualização. Ao ser online, os conteúdos podem ser atualizados de maneira constante e mais rápida, fato que no ensino presencial se complica um pouco. Além disso, essa modalidade de ensino conta com formatos audiovisuais e plataformas virtuais com variedade de recursos que, além de amenizar o estudo, facilitam a formação.
  • Ecológico. A formação online e à distância, por natureza, geram benefícios ao meio ambiente. Reduzem o consumo de papel com o uso das plataformas virtuais.
  • Impacto positivo. O acesso à educação gera um impacto positivo na sociedade. Não se trata de uma mudança, mas de uma evolução. 
E você? O que acha de estudar online? Deixe sua opinião nos comentários.