5 fatos curiosos sobre os idiomas

Fatos curisosos idiomas


Você sabe tudo sobre os idiomas? Qual é o país com mais línguas no mundo? Ou qual é a palavra mais longa que existe? Leia este texto e descubra!

Qual é o país com mais línguas do mundo? 

Você sabia que Papua Nova Guiné é o país do mundo com mais línguas? São 820 em total! Já imaginou? Isso porque o país é 18 vezes menor que o Brasil e conta com pouco mais de 6 milhões de habitantes. Claro que algumas dessas línguas são faladas por pouquíssimas pessoas e correm o risco de serem extintas, mas de qualquer forma, esse país da Oceania leva o nosso prêmio de maior diversidade linguística.

Você sabe qual é o idioma com menos falantes do mundo? 

A gente sabe que o idioma com maior número de falantes é o mandarim, mas alguém faz ideia de qual seja o idioma menos falado no mundo? Aposto que não, porque esses idiomas (sim, são três) são falados por uma única pessoa (!) cada um. São eles: Taushiro, de uma tribo peruana; Tanema, das Ilhas Salomão; e Caixana, língua de uma tribo antiga do nosso país.

E qual seria a palavra mais longa? 

Essa é inacreditável! A palavra mais longa do mundo tem simplesmente 189.919 letras. Isso mesmo, você não entendeu mal: cento e oitenta e nove mil, novecentas e dezenove letras! Barbaridade! A palavra é o nome de uma proteína em inglês e para pronunciá-la é necessário fôlego e 3 horas de dedicação. Veja esse vídeo no qual um desocupado cara muito legal realizou esta proeza.


Qual é o idioma mais difícil de aprender?

Você aí penando para aprender alemão, chinês, japonês, árabe, etc., acha que não pode existir coisa mais difícil na vida? Mas tem. O euskera, língua do País Basco, na Espanha, é apontada por estudiosos como a mais difícil, por não parecer com nenhuma outra língua do mundo. Deixamos uma expressão neste idioma para vocês terem uma ideia: eskerrik asko, que significa “obrigado”.

Qual é o idioma com mais palavras do mundo?

O idioma com mais vocábulos do mundo é o inglês, que conta com uma média de 500 mil a 1,2 milhões de palavras. Experimenta decorar todas elas!