Como estudar para o Enem


Nesta semana foram abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje em dia o Enem é usado como vestibular único em mais de 70% das universidades federais do Brasil. Além disso, é também requisitado para o acesso a programas de financiamento público para o ensino como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa de bolsas Ciências sem Fronteiras.

Se sair bem na prova do Enem é fundamental para quem quer entrar em uma boa Universidade. E é justamente este fato que deixa muitos estudantes de cabelo em pé durante alguns meses do ano, preocupados em como se preparar para o Enem. O estresse e a pressão gerados pela expectativa da prova são enormes. Se você já fez sua inscrição ou está pensando em fazer, a Aprendum te dá algumas dicas de como estudar para o Enem para você ficar tranquilo e se sair bem na prova.
  1. Programe-se. Não deixe para estudar às vésperas da prova
    Faça um cronograma de estudos definindo quando e o que estudar, de modo a abordar todos os temas. Ainda que pareça cansativo, você vai ver que na hora da prova, ter organizado os estudos fez toda a diferença. Você pode consultar o conteúdo da prova deste ano no Portal do Inep.
  2. Não se esqueça do descanso
    Está certo que para tirar uma boa nota é preciso estudar muito, mas pequenas pausas e descanso são importantes para manter o foco nos estudos. Quando a concentração estiver baixa, faça uma pausa, se movimente, beba água. Algumas vezes por semana faça um passeio ao ar livre ou pratique atividades físicas, isso ajuda a renovar o ânimo e evitar a fadiga mental.
  3. Estude provas de edições anteriores do Enem
    Estudar as provas anteriores te ajudará a conhecer melhor o estilo de avaliação do Enem. Assim você poderá saber quais são os temas mais cobrados, como eles caem na prova e que temas você precisa estudar mais.
  4. Conheça os temas já cobrados na redação do Enem
    A redação é uma parte importantíssima da prova. Todos os anos o Enem cobra um tema específico na redação. Conhecer os tipos de temas pedidos e a forma como eles são apresentados é importante para se preparar para escrever a redação da próxima prova.
  5. Mantenha-se atualizado
    A prova do Enem sempre está relacionada a questões atuais. Por isso, estar informado sobre os temas que estão mobilizando a sociedade é de essencial importância.
  6. Use a internet como aliada
    A internet pode ser usada para tirar dúvidas e fazer pesquisas. A troca de informações com outros estudantes também pode ser muito produtiva. O estudante também pode baixar questões comentadas e assistir a videoaulas, que apresentam a vantagem de se poder pausar, voltar e assistir quantas vezes for necessário. Uma ótima opção para estudar na internet é fazer um cursinho online para o Enem, afinal você pode cursar desde casa e adaptar os estudos a seus horários.