Conselhos para quem quer mudar de emprego no futuro

Mudar de Emprego

Segundo esta matéria publicada pelo G1, mais de 83% dos brasileiros deseja mudar de emprego e se jogar em um novo caminho profissional. E você? Também tem essa inquietude? Reunimos alguns conselhos para dar este passo e para que essa decisão traga bons frutos. Confira! 

Coragem e pesquisa, muita pesquisa! 
Se o que você deseja é mudar de profissão, a gente sabe que antes de nada, é preciso ter coragem. A teoria é linda, né? Mas, na prática, como conseguir ter mais coragem para tomar uma decisão tão importante? Simples: pesquise bastante sobre a área que você deseja seguir, sobre as possibilidades profissionais, as oportunidades no mercado, etc. Saber mais sobre essa profissão deixará você mais seguro e com mais coragem para mergulhar de cabeça. 

Converse com profissionais da área
Ninguém sabe mais dessa nova profissão do que os profissionais do meio. Busque alguém que trabalha nesta área em fóruns de discussão, grupos específicos nas redes sociais, na sua rede de contatos, etc., e marque uma conversa com esta pessoa para tirar todas as dúvidas e sondar sobre o mercado. Pergunte tudo que surgir, inclusive sobre salário, requisitos e o que mais vier à cabeça. 

Procure emprego na área, antes mesmo de começar
Entre em sites de vagas de emprego e busque cargos neste ramo. Assim, você terá noção de quem são as empresas importantes desse mercado, que possibilidades profissionais existem pra quem trabalha com isso, que salário oferecem, que funções esses profissionais desempenham, etc. 

Faça um curso de capacitação para saber se você gosta mesmo dessa profissão
Os cursos de capacitação, também chamados cursos profissionalizantes ou de qualificação, são excelentes para quem quer ter certeza de que caminho seguir. São de curta ou média duração, não costumam ser caros e ensinam o que o profissional precisa saber para dar os primeiros passos nessa determinada carreira. Se puder escolher um curso que entregue certificado de conclusão, melhor ainda! Você pode adicionar esse conteúdo no seu currículo e aumentar as chances de conseguir um trabalho.