Personalização do ensino: como essa tendência afeta você?


Personalização do Ensino

A personalização do ensino é uma tendência discutida, estudada e comentada por especialistas da área de educação em todo o mundo. Segundo dados do site Por Vir, o uso de novas tecnologias na educação é apontado como um dos motivos para essa necessidade cada vez mais urgente. Mas afinal do que se trata essa personalização e como ela afeta você? Explicamos.

Se você está familiarizado ao uso de internet e tudo o que rodeia o universo digital, você deve achar a sala de aula um local arcaico e pouco interessante. Certo? E sabe por que? Porque a educação não acompanhou a evolução da tecnologia e da nossa forma de pensar e de interagir. Continuamos estudando como antigamente, em salas de aula formadas e estruturadas para que todos pensemos de forma igual, desfavorecendo a relação entre alunos e professores.

Mas hoje em dia, o mundo está conectado em rede e as relações são estabelecidas em rede. Esse fato alterou nossa forma de agir, pensar e, claro, de estudar.

Algumas pessoas estudam melhor à noite, outras, preferem estudar de manhã. Para alguns, a melhor forma de absorver um conteúdo é escrevendo, memorizando, lendo e relendo; outros, precisam de estímulos mais visuais para fixar a matéria. Cada um de nós tem uma forma distinta de absorver o conteúdo e uma habilidade, competências específicas, etc., e por isso precisamos de uma forma de aprender adaptada às nossas necessidades (diferente desse modelo tão tradicional que conhecemos).

Nesse sentido, a modalidade de ensino online (e-learning) é o nosso grande aliado. Com esta forma de aprender, podemos seguir nosso próprio ritmo de estudo, rever o conteúdo estudado caso não tenha ficado claro, pular lições que já estudamos, escolher o horário para estudar, os intervalos para descansar a mente e mais um mundo de possibilidades.  Além disso, na maioria dos cursos a distância, os centros de ensino disponibilizam suporte online dos professores, facilitando a interação e fóruns de discussão para intercâmbio de conhecimentos entre nós e outros alunos do mesmo curso. Um modelo personalizado de acordo com nosso gosto, feito para cada um de nós.

Tudo o que você precisa fazer é encontrar a escola que oferece o tipo de ensino ideal para você e mergulhar nos conhecimentos que os cursos online podem te oferecer!