Como Estudar História, 5 dicas que podem te ajudar!

 
como estudar história

Poucas matérias te proporcionam uma visão de mundo e sociedade tão ampla como a História. Muitas vezes, o estudo da história está ligado à aprovação no vestibular, no ENEM ou em algum concurso e a alternativa encontrada por muitos é decorar datas e fatos. Mas assim não se aprende história e fica muito mais difícil conseguir a aprovação em qualquer prova que seja.

Confira 5 dicas que podem te ajudar a estudar história de uma forma mais efetiva e divertida!

Desenhe

Uma das formas mais fáceis de estudar qualquer conteúdo, principalmente para quem tem memória fotográfica, é traçando linhas do tempo ou desenhando qualquer coisa que o faça recordar o que estudou. No caso do estudo da história, essa técnica pode ser a sua salvação. Faça linhas do tempo, desenhe personagens históricas, o mapa mundo, o traçado de uma conquista…desenhe! Assim será mais fácil recordar a matéria.

Assista filmes

Muitos momentos históricos estão retratados em filmes. Além de estudar o conteúdo dos livros, complemente seu estudo com filmes que contam o que passou. Com isso, você poderá utilizar muitas passagens do cinema para guardar momentos da história na sua memória.

Cursos rápidos

Para memorizar diferentes conteúdos, vale procurar cursos que você possa assistir onde e quando quiser. Os cursos online são a melhor alternativa para quem tem pouco tempo, mas está buscando uma forma rápida, fácil e divertida de estudar.

Reúna-se

A história nada mais é que um conjunto de histórias. Uma das melhores formas de fixar o conteúdo é contando a história mais de uma vez para outras pessoas. Reúna seu colegas ou amigo e conte a história que você estudou, assim, na hora que você precisar contar no papel ficará muito mais fácil.

Utilize a lógica

Se você é do mundo das exatas e precisa de lógica para entender algo, conte com ela também para estudar história. Tente captar a essência do momento histórico que você está estudando e cave fundo até encontrar um fato lógico para aquilo ter acontecido. Você precisa entender o motivo e encontrar um lógico para o desenrolar da história. Experimente!