Cursos a distância ou Cursos à distância? É correto o uso da crase?



A democratização do acesso às tecnologias da informação dos últimos anos aumentou tanto a oferta quanto a busca por cursos a distância. Ou seriam cursos à distância? Essa popularização dos cursos realizados pela internet trouxe à tona a velha dúvida sobre o uso correto da crase, também conhecida como acento grave.

Para quem tem dúvidas sobre como usar a crase corretamente, aqui vai uma explicação geral.

A palavra crase tem origem no grego e significa fusão. Logo, o acento indicador de crase, popularmente conhecido apenas como crase, nada mais é do que um metaplasmo por supressão de fonemas. Hummm...Meta quê? Agora em vez de esclarecer o tema, complicamos ainda mais. Não foi? Não se preocupe! Agora descomplicamos.

A crase é usada quando juntamos o fonema a (preposição equivalente a para) + o artigo definido feminino aVejamos um exemplo:

Ontem fui para a escola.

Se para = a, a frase significa o mesmo que:

Ontem fui a a escola.

               Soa estranho, não? É justamente aí que entra a crase. A frase correta fica então:

Ontem fui à escola.

                É só se lembrar da regra da crase: a + a = à.

Agora sim ficou mais fácil, né?

Mas voltando ao tema das aulas a distância, deve-se ou não usar a crase?
Segundo a gramática normativa, se usa a crase antes da palavra distância se houver a formação de locução prepositiva. Já complicou de novo? Vamos lá descomplicar!

Se usa crase antes de distância, caso a distância esteja determinada, seguida da preposição dePor exemplo:

João acertou o alvo à distância de 20 metros.

Neste caso a distância está especificada, é uma distância de 20 metros. Então deve-se usar a crase. Se a distância não está determinada, não se usa a crase. Por exemplo:

Estou fazendo um curso a distância.

Neste caso a distância não é especificada. Então não se usa crase.

Agora que você já sabe quando não usar crase, fica fácil lembrar. As expressões: “cursos a distância”, “ensino a distância”, “educação a distância”, “graduação a distância” e outras do tipo não levam crase.