O que é ser empreendedor



Muita gente vê o empreendedor como alguém que imagina como montar uma empresa e logo abre um bom negócio. Outros simplesmente consideram empreendedor alguém que tem ideias para ganhar dinheiro ou pensa em oportunidades de negócios lucrativos. É certo que essas características estão relacionadas ao empreendedorismo, porém não é somente isso o que faz de alguém um empreendedor.

Ser empreendedor é mais do que abrir um negócio. Significa ter um comportamento realizador, embasado na criatividade e inovação, para oferecer algo útil para o cotidiano das pessoas. Também é necessário ao empreendedor uma certa capacidade de liderança e motivação para assumir responsabilidades.

E não basta só isso. Depois de encontrar uma oportunidade de empreendimento e abrir uma empresa, são necessárias ao empreendedor altas doses de auto-avaliação e autocrítica. É preciso conhecer bem o próprio comportamento e ter humildade suficiente para reconhecer, corrigir os erros e assim conseguir o melhor desenvolvimento da empresa.

Então, podemos definir basicamente o que é ser empreendedor como uma forma de atuar proativamente, com imaginação, liderança, organização, determinação e capacidade autocrítica, tendo sempre uma visão ampla para criar algo que possa agregar valor. É importante lembrar que ninguém nasce empreendedor. Primeiro é preciso procurar adquirir essas características para depois encontrar uma oportunidade de negócios e não o contrário.

E você? Acha que tem as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso? Então mãos à obra!